Estruturas Básicas da Igreja Esperança

O Sistema Litúrgico: cremos que o culto deve ser focado em Deus e seus atos salvadores, e não em nossos sentimentos e promessas morais. Por isso temos os três meios de graça em todos os cultos, segundo Atos 2.42 (a Palavra, a Oração e a Comunhão).
Nosso estilo de adoração é contemporâneo, mas temos a ceia do Senhor e recitamos símbolos de fé todos os domingos. E nós seguimos o calendário cristão, dividindo o ano em três partes: e celebrando a Criação de Deus, A Revelação de Cristo e a Presença do Espírito Santo.
O Sistema Pastoral: o nosso jeito de desenvolver o discipulado a Cristo e a vida comunitária. O centro é o currículo de discipulado pelo qual cada membro deve passar, e a prática da hospitalidade. Também envolve treinamentos especiais, cursos ou classes, e os ministérios de aconselhamento e visitação.
O Sistema Missional: os projetos de ministério e missão que incluem a diaconia, as missões transculturais, programas evangelísticos, ministérios especiais como locais de desenvolvimento da missionalidade na igreja, equipe de programas & eventos.
O Sistema de Governo: estrutura administrativa da igreja. Inclui: Conselho, diretoria, estatuto e regimentos, reuniões e assembléias, e a agenda. Sua finalidade é apoiar e unificar os três primeiros sistemas.
A Igreja Esperança é governada por um Conselho que inclui o pastor e um número de líderes eleitos anualmente. Todos os fundos são governados pelo Conselho, e publicados bimestralmente.