Símbolos de Fé

Os símbolos de fé são credos, confissões, formas de oração e declarações que resumem a compreensão de uma igreja sobre a mensagem das Escrituras e a natureza do Cristianismo. Historicamente a Igreja utiliza os símbolos como base para a “catequese” (do grego “katechesis”).
A catequese é mais do que a assistência a uma série de aulas. É um processo de discussão, meditação e apropriação de conteúdo. Ao final do processo, o “catecúmeno” é capaz de expor a sua fé e de responder a perguntas sobre o seu conteúdo.
É a nossa intenção que os símbolos de fé sejam a base do discipulado na igreja, e que o discipulado tenha a catequese como um de seus elementos centrais. Os símbolos seriam assim os instrumentos principais no sistema de educação da igreja.
Os símbolos básicos de fé da igreja Esperança são os seguintes (serão reunidos e distribuídos em um outro documento):

CREDO APOSTÓLICO
ORAÇÃO DO SENHOR
DEZ MANDAMENTOS
NOSSO MUNDO PERTENCE A CRISTO
CONFISSÃO DE FÉ BELGA
Os símbolos de fé mais longos podem ser estudados com o auxílio de um “catecismo”, que reúne os pontos principais a serem memorizados por meio de perguntas e respostas.