Fundamentos Espirituais

Segundo o entendimento que o Senhor nos concedeu, as marcas distintivas da graça são a fé, a esperança e o amor:

“(2) Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
(3) recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,
(4) reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição”
1Ts 1.2-4

Por isso o nosso programa de discipulado baseia-se no aprendizado e no desenvolvimento dessas virtudes, através de níveis diferentes de aprofundamento.
No nível inicial, o foco é compreensão e a abertura do coração para essas virtudes fundamentais. Nesse nível, temos três etapas: à primeira, com foco na Fé, chamamos A PORTA; à segunda, com foco na Esperança, chamamos O ALVO; à terceira, como foco no amor, chamamos O CAMINHO.

A PORTA (FÉ)
Os fundamentos de fé compõem tudo o que é essencial para que alguém se torne um cristão. A vida de fé tem três pilares: a confissão de fé, a oração e a obediência a Deus. Cada pilar é mais do que um tema de estudo: é uma disciplina a ser desenvolvida.
Para representar cada um dos pilares, usamos símbolos de fé. O Credo Apostólico resume a visão cristã de Deus e do mundo, e por isso é o ponto de partida para a Confissão de fé. A Oração do Senhor (Pai Nosso) mostra como devemos nos relacionar com Deus. E a Lei do Senhor mostra a sua vontade para nós. Vamos estudar diversos textos bíblicos, mas os três símbolos básicos deverão ser memorizados!
Os três símbolos básicos da fé cristã estão reunidos em um outro documento, que é o CATECISMO DE HEIDELBERG. Juntamente com o guia de estudo bíblico, ele complementa os materiais de estudo dos fundamentos de fé.
Por meio dos três pilares vamos buscar juntos a ortodoxia (crer corretamente), a ortopatia (sentir corretamente) e a ortopraxia (viver corretamente).

O Credo Apostólico (Confissão)

Creio em Deus Pai,
Todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor.
O qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
Ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus
e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
de onde há de vir para julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja universal,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo,
e na vida eterna.

O Pai Nosso – Mt 6.9-13 (Oração)

9 Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

A Lei do Senhor – Marcos 12.28-31 e Ex 20.2-17 (Obediência)

28 Qual é o principal de todos os mandamentos?
29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.
3. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus;
5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo.